Geleia de Jabuticaba

Além de deliciosa, essa geleia de jabuticaba tem uma cor fantástica. A textura é um carinho para a boca e o sabor, uma festa para as papilas gustativas. É de fácil execução e poucos ingredientes. Certamente, será uma daquelas receitas que entrarão para o seu caderninho.

Além de deliciosa, essa geleia de jabuticaba tem uma cor fantástica. A textura é um carinho para a boca e o sabor, uma festa para as papilas gustativas. É de fácil execução e poucos ingredientes. Certamente, será uma daquelas receitas que entrarão para o seu caderninho. Leia mais e descubra como fazer.


A jabuticaba ou jaboticaba (as duas formas são corretas, e têm origem na palavra tupi iawotikáwa) é uma fruta brasileira que vem da jabuticabeira ou jaboticabeira, árvore nativa da mata atlântica, e tem a característica incomum de brotar do caule da árvore. É uma fruta muito rica em nutrientes e tem como benefícios prevenir o câncer, o envelhecimento precoce e a aterosclerose. Além disso, combate a prisão de ventre e ajuda a controlar a diabetes (nesse caso, não em forma de geleia).


Além de deliciosa, essa geleia de jabuticaba tem uma cor fantástica. A textura é um carinho para a boca e o sabor, uma festa para as papilas gustativas. É de fácil execução e poucos ingredientes. Certamente, será uma daquelas receitas que entrarão para o seu caderninho.Como dito anteriormente, essa receita de geleia de jabuticaba é muito fácil de fazer e não leva muitos ingredientes, portanto, não é uma receita cara. Você deve mantê-la em refrigerador, pois ela não tem conservantes. Lembre-se de que não é uma geleia industrializada. Se você usar ágar-ágar na receita, a sua geleia terá uma durabilidade um pouco maior (além de dar o ponto mais rapidamente), mas ainda assim, você deverá manter a geleia refrigerada. De qualquer forma, a sua geleia de jabuticaba ficará tão gostosa que não durará muito tempo. Uma boa ideia é consumi-la com um delicioso pão de leite, com uma ciabatta feita no capricho, ou com o pão caseiro de sua preferência. Fica muito gostosa, também, consumida com nata por cima da geleia no pão, ou com uma fatia queijo branco. Você ainda poderá utilizar essa geleia como cobertura de cuca. Vamos à receita?


INGREDIENTES: 

  • 1 kg de jabuticaba;
  • 500 g de açúcar;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;
  • 1 colher de chá de ágar-ágar (opcional);
  • água, o quanto baste.



MODO DE FAZER:

  1. Lave muito bem as frutas, faça nelas um corte com uma faca, para acelerar o cozimento e leve-as ao fogo, com o açúcar, cobertas de água, em uma panela.
  2. Deixe ferver por 50 minutos e, depois disso, passe o conteúdo todo por uma peneira.
  3. Leve o conteúdo de volta à panela, acrescentando o limão e o ágar-ágar lembre-se de que este é opcional). Deixe cozinhar até que a geleia torne-se espessa. Não se esqueça de mexer de vez em quando para que a geleia de jabuticaba não grude no fundo da panela.

Agora é só escolher o pão da sua preferência e saborear esse deliciosa geleia de jabuticaba. 

Confira também a geleia de goiaba, feita com as cascas e as sementes da fruta, e com a polpa faça uma compota.



15 comentários:

  1. Olá, Tudo bem?
    Que receita Delícia, Muito Obrigada:)
    Vou experimentar com certeza, muito fácil:)
    Beijinhos Karina

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de comer jabuticaba falar nisso faz tempo que não como.
    Adorei a receita de geleia nunca comi geleia de jabuticaba, mas agora quero.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca comi geleia de jabuticaba e fiquei com saudade do gostinho, faz tanto tempo que não como!
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  4. Hummm que delicia! eu amo essas receitas deliciosas de geleia
    já vou fazer
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de geleia jabuticaba é uma fruta gostosa já comi, a geleia é ótima na torrada, gostei demais da receita, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Que receita maravilhosa e os benefícios da jabuticaba então. Saboreando uma delícia dessa e ainda é benéfica a nossa saúde. Com certeza farei, amo com torradinhas.

    ResponderExcluir
  7. Parece saboroso, pena que na minha região nåo se acha jabuticaba.

    ResponderExcluir
  8. Acho que nunca comi jabuticaba.. deu até vontade de provar.. vou ver se tem na feira de domingo ^^

    ResponderExcluir
  9. Tudo de jabuticaba é bom, vou fazer, adorei!

    ResponderExcluir
  10. Parece ser muito boa essa receita ♥ Vou comprar os ingredientes e tentar fazer aqui em casa para ver se dá certo. Amei essa receita, posta mais doces.

    ResponderExcluir
  11. Que massa, faz tempo que não como dessa fruta.
    Fiquei curiosa porque nunca fiz a geleia.

    ResponderExcluir
  12. Hum! Que delicia! Ja deu ate agua na boca

    ResponderExcluir
  13. Humm que delicia. Agora só falta a Jabuticaba para poder fazer essa Geleia . Acredita que nunca comi uma Jabuticaba ?

    www.chovendo-risos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!! Conhecendo seu blog agora, estou ampliando minha lista de leitura na blogosfera, saindo do nicho da literatura e conhecendo blogs sobre outros temas!!!
    Adorei a receita!! Vou esperar chegar na época de jabuticaba para fazer!!
    Abraços!

    Victor Wallace
    https://wallsbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente não gosto muito de jabuticaba mas a minha mãe adora, ela vai adorar saber dessa receita <3
    Beijoss, Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.