Estrogonofe - Receitas do Mundo - Rússia


Estrogonofe, este prato, que caiu no gosto popular, e que teve a sua origem na Rússia czarista, já era, segundo alguns historiadores, elaborado no século XIV de uma forma muito parecida com a que conhecemos hoje. Outros historiadores, no entanto, afirmam que este prato teve a sua origem no século XIX. O nome estrogonofe teria vindo do sobrenome da família Stroganov, que tinha grande importância no cenário político da época na Rússia, e teria sido dado por um dos cozinheiros da família. Considerado um prato extremamente requintado no passado, o estrogonofe, hoje em dia, é mais popular, mas não menos amado. Continue lendo e saiba mais sobre essa receita.


Muito consumido na Rússia czarista, o estrogonofe começou a se popularizar no restante do mundo, iniciando na França, a partir da Revolução Russa, em 1917, quando a nobreza russa fugiu, em sua maioria, para a França. Nos Estados Unidos, o prato recebeu uma dose de ketchup como acréscimo. É um prato de simples execução, mas com um resultado que agrada aos olhos e ao paladar. É, geralmente, servido com arroz e batata palha, mas na atualidade já encontramos pizza, cheeseburger e pastel com sabor de estrogonofe. Por aí podemos medir o quanto essa receita agrada.


Embora o modo de fazer e servir a receita seja muito parecido no Brasil e na Rússia, há algumas diferenças. Uma delas é o acompanhamento, pois na Rússia esse prato não é servido com batata palha, mas por cima de um purê de batata, acompanhado de salada de repolho, picles e tomate cereja. Outra diferença seria o creme utilizado por lá, que é um pouco diferente do nosso creme de leite, mas segundo dizem, não torna o sabor do prato muito diferente. Outra diferença é que aqui no Brasil, surgiram variações dessa receita, como o estrogonofe de frango ou de camarão.

Vamos à receita.

INGREDIENTES: 

  • 500 g de carne cortada em pequenas tiras;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de ketchup (opcional);
  • 1 xícara de molho de tomate;
  • 1 xícara de cogumelo Paris;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • sal e temperos a gosto;
  • água, o quanto baste.



MODO DE FAZER:

  1. Pique a cebola e o alho e refogue-os na manteiga até que a cebola fique transparente.
  2. Adicione a carne, o sal e os temperos do seu agrado e vá refogando até que a carne doure.
  3. Acrescente o ketchup e o molho de tomate. Cozinhe até formar um molho espesso. Acrescente água aos poucos, somente se necessário.
  4. Quando a carne estiver bem cozida e o molho bem espesso, já é hora de acrescentar os cogumelos fatiados e o creme de leite.
  5. Mexa por 1 minuto, apague o fogo e sirva acompanhado de arroz e batata palha.

Observação: Os cogumelos não devem ser lavados, pois absorvem muita água, o que deixaria o molho do seu estrogonofe muito ralo. Por isso, deixo abaixo um vídeo mostrando como limpá-los.



11 comentários:

  1. Estrogonofe é um dos meus pratos favoritos! Eu amo e não sabia q ele teve origem na Rússia.
    A receita que vc postou é um pouco diferente da que eu faço, vou provar com essas mudanças pra ver como fica. Sabe oq eu gosto de fazer? Invés da batata palha, faço batata frita mesmo, e fica muito bom, a combinação perfeita!!!! Ah, e eu amo com frango invés da carne tbm haha

    ResponderExcluir
  2. Sensacional saber a história desse prato, que é um dos meus favoritos! Nunca pensei que fosse originário da Rússia. Bjks!!! 🌷❤

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  3. O estrogonofe é prato delicioso e muito prático de fazer , não sabia que a origem é da culinária russa. Receitinha anotada.

    ResponderExcluir
  4. Um dos meus pratos prediletos, o sabor é incomparável, adoro!

    ResponderExcluir
  5. A cara está ótima, me deu água na boca. rs

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro Strogonoff e gostaria de experimentar essa iguaria com a receita original do país de sua criação, acho que seria bom mas vou me contentar com as nossas mudanças.

    ResponderExcluir
  7. Ah.. Strogonoff é aceito por todos né.. eu mesmo amoooo.. rsrs só nunca fiz com cogumelos achei interessante essa receita. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Eu adoro estrogonofe :D aqui em casa nós amamos, vou anotar a receita..

    ResponderExcluir
  9. Amo estrogonofe , mas eu não sabia que tinha tantos ingredientes.

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Ah, o que dizer de estrogonofe? É uma das comidas que mais gosto. Apesar de comer vários tipos o meu preferido é de frango. Meu namorado faz algumas vezes com batata palha, é muito bom. Dá vontade de repetir sempre haha Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Eu amo strogonoff, semana passada comemos duas vezes aqui em casa.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.