Molho Béchamel, ou Molho Branco - Receitas do Mundo - França

Muito simples, e ao mesmo tempo bastante sofisticado, o molho béchamel, ou molho branco, mais uma contribuição da França para a gastronomia, é utilizado em inúmeras receitas. Trata-se de um molho de poucos ingredientes, fácil de fazer e que agrada a quase todos os paladares.

Muito simples, e ao mesmo tempo bastante sofisticado, o molho béchamel, ou molho branco, mais uma contribuição da França para a gastronomia, é utilizado em inúmeras receitas. Trata-se de um molho de poucos ingredientes, fácil de fazer e que agrada a quase todos os paladares. Leia mais e anote essa receita incrível e uma possível variação com requeijão e creme de leite.


Mais uma receita deliciosa da França para o nosso caderninho de receitas. O molho béchamel, segundo alguns, foi criado por um cozinheiro francês chamado Antoine Carême, que teria vivido no século XIX. No entanto, de acordo com o livro De caçador a Gourmet: Uma História da Gastronomia, esse molho teria surgido dois séculos antes disso, na corte de Luís XIV, e seu nome seria uma referência ao marquês de Nointel, chamado Luís Béchameil. 


Divergências históricas à parte, o fato é que esse molho serve para acompanhar diversos pratos, além de poder ser utilizado como base para muitos outros molhos, para sopas e cremes, além de recheios variados e suflês. A farinha de trigo deve ser bem cozida para que não fique nenhum gosto residual. Confira abaixo a receita.


Muito simples, e ao mesmo tempo bastante sofisticado, o molho béchamel, ou molho branco, mais uma contribuição da França para a gastronomia, é utilizado em inúmeras receitas. Trata-se de um molho de poucos ingredientes, fácil de fazer e que agrada a quase todos os paladares.
INGREDIENTES:

  • 500 ml de leite;
  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 cebola picada (de preferência, passe no processador);
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto.


MODO DE PREPARO:
  1. Derreta a manteiga e acrescente a cebola processada. Deixe dourar levemente.
  2. Adicione a farinha de trigo a vá mexendo com um fuê até que se torne um creme levemente dourado.
  3. Vá colocando o leite aos poucos, sempre mexendo com o fuê, até que o creme engrosse. O creme deve atingir o ponto napê.

O fogo deve ser  brando durante todo o cozimento do creme. Se você for mexendo sempre o creme com o fuê, dificilmente ele empelotará, mas caso isso ocorra, bata o creme béchamel no liquidificador e leve-o ao fogo mais um pouco, sempre mexendo.


VARIAÇÃO DO CREME:

Enquanto você estiver mexendo o creme béchamel, pode ir acrescentando creme de leite ou requeijão a gosto, ou até mesmo os dois juntos. O creme ficará muito gostoso, mas lembre-se acrescentando creme de leite e/ou requeijão, não será mais o tradicional creme béchamel, e sim uma variação.

Veja no vídeo abaixo uma receita finalizada com molho béchamel.



12 comentários:

  1. Nesta quarentena estou cozinhando todos os dias e todas as dicas para variar o cardápio são muito bem vindas! Já vou fazer este molho para o jantar de hoje! :)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Amando essas receitas! Só espero acertar nessa... Haha

    ResponderExcluir
  3. Amei a receita, pois adoro fazer molho bechamel. Mas cá em casa em vez da farinha de trigo usamos maizena (ou amido de milho como também pode ser chamado). Fica igualmente saboroso e acaba por ser mais saudavel

    ResponderExcluir
  4. Eu amooo molho branco. Nossa! So de ve essa imagem ja deu agua na boca

    ResponderExcluir
  5. Uhhhh que delicia, a receita é bem fácil de fazer, certamente fica uma delicia.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que delícia! Eu adoro molho branco, mas confesso que amo mais com variações. Gosto de colocar queijo, fica delicioso.
    Não sabia que a receita é da França!

    ResponderExcluir
  8. olá, achei esta recita muito boa e super facil de fazer e gostei de ficar a saber um pouco sobre a historia por detras deste molho.

    obrigado

    ResponderExcluir
  9. Nunca experimentei molho branco na vida, acredita? Mas devo aproveitar a quarentena para testar coisas novas hehe♥

    ResponderExcluir
  10. oi!
    Eu adorei a receita é maravilhosa :D vou fazer para experimentar..

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.