Benefícios da Semente de Girassol - Receita de Suco Detox

Benefícios da Semente de Girassol - Receita de Suco Detox

Você sabe quais são os benefícios da semente de girassol para a sua saúde? Continue lendo para descobrir, e conheça uma receita espetacular de suco detox com esta semente.



Antes de apresentar uma receita suuuuper saudável de um suco detox com sementes de girassol, vamos falar um pouco sobre os benefícios da semente de girassol para a saúde,  além de conhecer um pouco mais sobre essa planta, cuja flor é tão encantadora e bela e cujas sementes são extremamente nutritivas. 


O girassol caracteriza-se por possuir um caule que pode atingir até três metros. Suas sementes, muito utilizadas para alimentar animais, especialmente pássaros e hamsters, além de servirem como ração para o gado, são uma excelente alternativa para o consumo humano. Podem ser consumidas cruas, torradas ou trituradas, formando um purê. 
O girassol é uma das quatro maiores culturas oleaginosas que produzem óleo vegetal comestível, e está presente nos cinco continentes. Originário dos Estados Unidos e do México, o girassol foi introduzido na Europa no século XVI, e teve a sua produção bastante incrementada por abelhas e outros insetos que ajudam na polinização.
Benefícios da Semente de Girassol - Receita de Suco Detox
As sementes do girassol raramente possuem menos de 30% de óleo em sua composição, podendo chegar a 50% em caso de variedades produzidas por hibridação. 
O óleo produzido a partir dessa semente, não congela em baixas temperaturas, sendo de fácil conservação, e é recomendado pelos médicos na dieta para controlar o colesterol.  
As sementes de girassol contém de 20 a 25% de proteínas que são bem equilibradas quanto à composição em aminoácidos essenciais; contém cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio, vitaminas do complexo B e betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo. Além de serem ricas em nutrientes benéficos ao organismo, as sementes de girassol possuem um preço bem acessível e são facilmente encontradas.


BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE GIRASSOL À SAÚDE


Entre os principais benefícios da semente de girassol estão o poder hidratante, a prevenção de infecções, sobretudo em bebês, e o combate ao câncer, mas há inúmeros outros benefícios. Reduz o estresse e alivia a enxaqueca, devido ao magnésio, presente em sua composição. 
O triptofano e a colina, ajudam no combate à ansiedade e depressão. A vitamina E, abundante nas sementes de girassol, ajuda a combater os radicais livres, além de ser um cicatrizante espetacular, pois regenera as células da pele. Outro elemento favorável à saúde da pele, presente nas sementes de girassol, é o betacaroteno, já que a vitamina A também é um poderoso antioxidante, além de proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. 
A vitamina B6, por aumentar o suprimento de oxigênio para o couro cabeludo, ajuda a prevenir a queda de cabelos. Algumas pessoas, inclusive, usam o óleo extraído dessas sementes para hidratar cabelos e pele, por conta dos ácidos graxos e da vitamina E. 
Dentre os inúmeros problemas de saúde que podem ser prevenidos com o consumo da semente de girassol estão ainda: artrite reumatoide, asma, catarata, osteoporose, problemas de digestão, doenças cardiovasculares e colesterol.


RECEITA DE SUCO DETOX COM SEMENTE DE GIRASSOL



Benefícios da Semente de Girassol - Receita de Suco Detox
Além de benéfica para a saúde, como vimos anteriormente, as sementes de girassol são muito saborosas e podem ser usadas nas mais variadas receitas. Este suco detox tem todos os benefícios trazidos pelos sucos verdes, ricos em clorofila, associados às vantagens do consumo de sementes de girassol. Procure beber o suco até 30 minutos após o seu preparo, para que não se percam as suas propriedades.

INGREDIENTES:


  • 1/2 pepino com casca;
  • 1 cenoura média;
  • 2 maçãs grandes;
  • 2 kiwis
  • 2 folhas de couve cortadas em fatias;
  • 2 colheres de sopa de semente de girassol;
  • 1 colher de sopa de semente de abóbora;
  • 1 colher de sopa de hortelã;
  • 100 ml de água.


MODO DE PREPARO

  1.  Processe todos os ingredientes, exceto a semente de girassol e a semente de abóbora (esse procedimento é só para facilitar, mas se você não tiver um processador, pique tudo bem miudinho).
  2. Despeje tudo em um liquidificador e acrescente as sementes de girassol e de abóbora.
  3. Coe o suco para tirar o excesso de sólidos.
Prontinho, é só beber. A saúde agradece. 

Sugestão de livro: 21 hipersucos: para saúde física, mental e longevidade

4 comentários:

  1. Não fazia ideias dos benefícios da semente de girassol, eu amo suco detox, mas sempre usava chia ou linhaça, agora tenho mais uma opção. Vou testar o mais breve possível <3

    ResponderExcluir
  2. Não sabia de tantos benefícios, gostei bastante do post! Esse suco deve ficar uma delícia.

    ResponderExcluir
  3. Ola tudo bem?
    Eu sabia de alguns benficios proveniente da sementes de girassol maa nao sabia tanto.
    Muito obrigado pelas valiosas sugestoes.

    ResponderExcluir
  4. Não fazia ideia dos beneficios, mas uma vez eu comi ela numa salada e achei o gosto muito bom, mas depois disso, nunca mais comi.
    Esse suco deve ficar mesmo super gostoso e não parece ser dificil, vou fazer!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.