Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Alguém já disse que somos o que comemos. Se quisermos saúde, devemos nos alimentar bem. Confira nossas dicas de alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, e cuide-se.



A imunidade deveria ser uma preocupação de toda a vida, e não somente em momentos de epidemias ou de pandemias. O fato é que, quanto maior o risco, maior o interesse pela prevenção. As orientações que temos recebido são muito claras, e ajudam muito. Devemos nos alimentar bem e tomar bastante água (além de cuidar da higiene, obviamente). Felizmente, as pessoas estão cada vez mais conscientes dos benefícios de uma boa alimentação. Dados do IBGE mostram que é cada vez mais cresce o número de brasileiros que produzem para consumo próprio, o que melhora sensivelmente as condições nutricionais da população (conheça AQUI uma família que possui uma  bela horta urbana).  Abaixo listamos alguns dos alimentos que funcionam como coadjuvantes no aumento da imunidade e na manutenção de uma boa saúde.



VERDURAS VERDE-ESCURAS - São fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Verduras como couve, brócolis, espinafre, rúcula, etc.,  ajudam na formação de glóbulos brancos, pois possui ácido fólico em sua composição. Isso aumenta as defesas do organismo. Procure comer esses vegetais tanto cru, quanto cozidos. Porém, não cozinhe direto na água, prefira o cozimento no vapor para que não se percam vitaminas na água.  Caso você não tenha como cozinhar no vapor, procure aproveitar a água do cozimento para fazer uma sopa. Dessa forma, os nutrientes que ficaram na água serão aproveitados. Uma forma muito gostosa de comer brócolis ou espinafre é cozinhá-los no vapor, picá-los e acrescentá-los a um delicioso ovo mexido, bem temperadinho, confira AQUI. A rúcula dá um toque especial em sanduíches, sobretudo acompanhada de tomates secos e ricota.

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidadeFRUTAS CÍTRICAS - Já não é nenhuma novidade o fato de frutas como limão, laranja, tangerina, kiwi e acerola serem ricas em vitamina C, e que esta vitamina é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico. Então, aproveite para fazer sucos, saldas de frutas. Eu, particularmente, gosto muito de limonada com gengibre.

GENGIBRE - E por falar nele, podemos dizer que seria um grande favor para a nossa saúde se consumíssemos uma pequena dose todos os dias. Além de rico em vitamina C, o gengibre possui ação bactericida. Pode ser usado em sucos, para saborizar a água, ou como tempero.

TOMATE - O tomate é rico em licopeno e, por isso, é um orte aliado na luta contra os radicais livres, mantendo, assim, o organismo mais forte, saudável e resistente a doenças. O licopeno é muito bom para prevenir doenças cardiovasculares. O tomate também possui vitamina C, por isso é bom comê-lo cru, já que essa vitamina não é muito resistente ao calor. No entanto, é conveniente que se consuma tomate cozido também, pois isso potencializa a ação do licopeno. Veja AQUI uma receita de molho de tomate que é uma delícia.


Alimentos que ajudam a aumentar a imunidadeCEBOLA - Sempre que leio sobre a cebola e suas propriedades, agradeço aos céus por gostar tanto desse vegetal, que possui ação anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana, antifúngica e antiparasitária, além de prevenir vários tipos de câncer, entre eles de boca, de laringe, de esôfago, de mamas, de ovários e de rins. Enfim, a cebola é um presente da natureza, feliz quem sabe apreciá-la.

PIMENTÃO - Rico em vitamina C e em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, o pimentão é um poderoso antioxidante e fortalecedor do sistema imunológico. Ajuda a prevenir o câncer e combater doenças degenerativas do cérebro. As articulações e osso também são beneficiados com o consumo desse poderoso alimento. Pimentão cai bem como tempero, mas também fica muito bom misturado com a salada, ou desempenhando o papel de protagonista em uma bela receita de pimentão recheado.

PIMENTA - Da família do pimentão, é um alimento muito parecido com este em suas propriedades, sendo um poderoso antioxidante, muito bom para prevenir envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a combater a obesidade, pois é um alimento termogênico. É um grande auxiliar do sistema imunológico.

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidadeALHO - Esse alimento é uma potência para fortalecer o sistema imunológico. Rico em vitamina A, E e C, o alho é um poderoso antioxidante, e ajuda a reduzir o muco nos pulmões, combatendo tosse e bronquite. Para algumas pessoas, o alho é um alimento indigesto, mas isso pode melhorar sensivelmente se cortarmos o dente de alho ao meio e retirarmos o broto, com a pontinha de uma faca, conforme vemos na imagem ao lado. Isso tornará o sabor delicioso do alho um pouco mais suave e evitará efeitos colaterais para as pessoas sensíveis a esse vegetal. Confira AQUI uma receita de arroz de alho.

GRÃOS - Feijão, ervilha, grão de bico, lentilha são poderosas fontes de zinco e podem auxiliar imensamente na prevenção de gripes e resfriados, fortalecendo o sistema imunológico. Além de saborosos, esses grãos podem ser consumidos das mais variadas formas. Experimente uma deliciosa receita de hambúrguer de grão-de-bico AQUI.

OLEAGINOSAS - Castanha do Brasil, castanha de caju, nozes, amêndoas, sementes de girassol (confira AQUI uma receita de suco detox com semente de girassol), são riquíssimos em vitamina E, que ajudam a combater a diminuição natural do sistema imunológico que ocorre com os idosos.

SALMÃO - Peixe rico em ômega-3, ajuda a manter a saúde cardiovascular, além de favorecer o sistema imunológico. O ômega-3 pode ser encontrado em outros peixes, sobretudo nos de águas frias. Pode ser encontrado no azeite de oliva também, mas a concentração é maior no salmão.

Estes são apenas alguns dos alimentos que podem contribuir melhorando o nosso sistema imunológico. há outros tantos e é sempre bom pesquisar e se informar sobre o assunto. Vale a dica de sempre variar os alimentos e servir pratos coloridos, pois estes são os que possuem uma variação maior de nutrientes e, por isso manterão uma boa saúde. 
Abaixo deixo um vídeo com algumas dicas.

17 comentários:

  1. Eu sabia do gengibre, das frutas cítricas (principalmente limão), das verduras e folhas verdes escuras, mas o resto foi novidade pra mim. Obrigada! <3

    ResponderExcluir
  2. Não fazia ideia de que todas essas frutas e legumes contribuíam para a nossa imunidade, perfeita dica!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei suas dicas muito validas nesta fase que estamos passando,vou aderir todas para aumentar a imunidade da minha família.

    ResponderExcluir
  4. Muito importante saber mais sobre os alimentos que ajudam a aumentar a imunidade, sua dica valiosa bjs.

    ResponderExcluir
  5. nesses dias estamos mesmo precisando aumentar a imunidade, gosto mt de varios desses alimentos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Por sorte, já como vários dos alimentos citados aqui. Precisamos cuidar da imunidade sempre.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Adoooro tomate, cebola e pimentão. Não sabia que serviam para isso também.

    ResponderExcluir
  8. Já colhecia este produto e já os uso frequentemente, mas boa dica é sempre bom lembrar especialmente porque o clima está a modar e é importante termos imunidade

    ResponderExcluir
  9. Postagem muito útil, nesse momento é ótimo saber!

    ResponderExcluir
  10. Opa!! Eu nao sabia disso tudo nao.. Ja adorei saber, ainda mais nesse momento

    ResponderExcluir
  11. Das suas dicas o único alimento que como pouco pq é mais caro e5 o salmão mas eu adoro e como bastante legumes de.
    todas as cores.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Adorei a sua postagem, super completa e de utilidade pública! Como uma boa vegetariana, uso e abuso de todos os alimentos que citou (menos o salmão, é claro). Dá para se virar muito bem comendo vegetais, só precisamos ter criatividade. E a nossa saúde agradece! Beijos e sucesso com o blog, querida.
    Uma Escritora na Janela

    ResponderExcluir
  13. Amei o tema desse post. Ainda mais que eu gosto e utilizo de tudo que você citou, exceto o peixe (não curtimos frutos do mar aqui em casa...).
    E esse post veio em muito boa hora!! Melhor feeling. Já vou utilizar os ingredientes mais e mais no cozinhar do dia-a-dia.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  14. Olá Tatiana, tudo bem?
    Que post maravilhoso, eu curto algumas das suas indicações, outras como gengibre estou aprendendo a usar, pois estamos tentando seguir uma dieta, por causa da saúde. Sou apaixonada por limão, gosto de colocar em tudo. Realmente é uma ótima dica esse seu post, parabéns. Abraços

    ResponderExcluir
  15. engraçado que quando se fala em alimentos que aumentam a imunidade eu so penso em vitamina C tipo laranja, limao, acerola... post muito útil nesse momento que estamos <3

    ResponderExcluir
  16. Em tempos de pandemia mundial...
    é necessário comer alimentos saudáveis nesses dias de quarentena. Sempre uso alho quando faço molho de tomate e adoro!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a dica, eu faço uso do limão com a salsinha é mtooo bom.

    ResponderExcluir